segunda-feira, 14 de abril de 2008

Antigos Mineiros da Urgeiriça em protesto

Antigos mineiros da Urgeiriça manifestam-se hoje contra a falta de resposta do executivo socialista às suas reivindicações. Segundos os trabalhadores, a contaminação radioactiva resultante da exploração do urânio já vez mais de cem vítimas mortais entre os antigos mineiros. Com esta manifestação pretendem que as famílias das vítimas da exposição à radioactividade tenham direito a indemnizações.
Os antigos trabalhadores da ENU (Empresa Nacional de Urânio) voltam hoje a manifestar-se em defesa de compensações pela exposição á radioactividade durante o período em que trabalharam nas minas da Urgeiriça. Mais de 100 ex-mineiros já faleceram desde 2004 por causas associadas à radioactividade, que também já vitimou outras pessoas da região.

Os antigos mineiros vão aproveitar a presença na região do secretário de Estado da Economia e da Inovação, do Ambiente e da Saúde, que se deslocam à Barragem Velha, na freguesia de Canas de Senhorim, para assinalar o final das suas obras de reabilitação.

O porta voz da Comissão de Antigos Trabalhadores da ENU esclarece que este "é um local muito triste para os mineiros", já que só aqui estavam depositados alguns milhares de metros cúbicos de resíduos contaminados. Segundo António Minhoto, as contaminações já provocaram a morte de 100 ex-trabalhadores da ENU, todos na casa dos anos.

Sem comentários: