domingo, 4 de novembro de 2007

Museu ou Centro de Estudos ou Casinha Salazaruda ... Que grande confusão, já não sabem como lhe chamar...


Para pegar neste tema, vamos tomar como base a seguinte notícia do Correio da Manhã ("insuspeito jornal"):
A União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai entregar amanhã, na Assembleia da República, uma petição com mais de 16 mil assinaturas contra a criação do Museu de Salazar que a autarquia de Santa Comba Dão quer instalar na terra natal do estadista.
Para os membros da URAP, a petição pretende “obrigar” os deputados a tomarem “uma posição” sobre o assunto que tem causado grande polémica e que já levou à realização de duas manifestações em Santa Comba Dão: uma contra o museu, protagonizada pela URAP, em que só a intervenção de um forte aparato policial evitou confrontos físicos; e a outra, em sentido contrário, da responsabilidade do movimento nacionalista Terra, Identidade e Resistência, conotada com a extrema-direita. No meio de tudo isto está a população de Santa Comba Dão, cuja maioria é a favor da criação do museu.Opinião contrária tem António Vilarigues, da URAP, para quem o museu “não passará de um espaço para venerar o ditador”, podendo-se tornar no futuro como um “local de peregrinação de organizações fascistas”. Para o mesmo activista, o projecto do Museu de Salazar nasceu “em confronto com a Constituição da República e a Lei”. Apesar do projecto ter atingido interesse de âmbito nacional, a URAP justifica o número pouco elevado de aderentes à petição com o facto “de as acções de rua se terem realizado apenas na região de Viseu e Santa Comba Dão”.O Museu de Salazar deverá nascer na casa e espaço circundante onde, no dia 28 de Abril de 1889, nasceu António de Oliveira Salazar, no Vimieiro. O presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, defende a criação do museu como forma de permitir uma “melhor compreensão” da história recente do País, mas o mesmo autarca assegurou ao CM que não está em causa a defesa de “quaisquer ideologias do passado”.

Vamos por partes:
Em Sta Comba não existiu nenhuma manifestação a favor do Museu Salazar, foi antes um encontro de "arruaceiros", de um tal movimento nacionalista, e que em nada teve a ver com a população de Sta Comba. O que pude constatar com os meus próprios olhos, e não por ter lido as notícias enganosas que surgiram posteriormente a lume na comunicação social.
"A população de Sta Comba está na sua maioria a favor do Museu" pode ler-se no Correio da Manhã, onde foram buscar essa ideia? Também o Eng. João Lourenço anda para aí a dizer que está legitimado por 99% dos Santacombadenses, onde foi ele também buscar essa ideia? mandou fazer alguma sondagem? a mim, e aos que conheço ninguém perguntou nada...
Como pode o Caro Presidente afirmar semelhante coisa, se ainda nem ele próprio tem ideia concreta do que quer de facto fazer relativamente ao famigerado projecto?
Ficou de consultar historiadores de renome insuspeito, para o apoiarem na elaboração do mesmo, dado que a Ministra da Cultura, não se manifestou contra, mas afirmou que o Estado não iria apoiar o projecto, e também que não via grande sumo na ideia que o Engº Lourenço lhe apresentou.
E então onde está o projecto? Como vai ser o espaço? Para que servirá de facto? Estamos a lidar com algo de muito delicado, e que se não for muito bem delineado, pode assumir contornos muito perigosos, tal como é minha convicção, e a qual já tive oportunidade de comunicar ao Presidente da Câmara.
Como afirma, então, que toda a população concorda?
Não terá talvez, primeiro, que anunciar de uma forma circunstanciada o projecto?
Mas a responsabilidade desta triste ideia do Museu, ou Centro de Estudos, ou "casinha do ditador", não cabe por inteiro ao actual executivo, é efectivamente já no tempo do executivo protagonizado pelo PS local que surge a ideia, aliás eles foram verdadeiramente os pais e as mães da " ideia negra". E agora mesmo que queiram estrebuchar para fazerem uma triste oposição, não têm nenhuma legitimidade...
Já desde essa altura que o BE vem tomando posição, manifestando fortes reservas relativamente ao projecto. Em Março último, voltamos a tomar a mesma posição, a qual infelizmente foi alvo de boicote por parte da comuncação social que temos...e onde exigiamos ao Eng. Lourenço que tornasse público o projecto e que clarificasse onde tencionava ir ele arranjar as verbas para tamanho disparate, dada inclusivé , a situação financeira em que se encontra o Município, e as inúmeras prioridades com que nos confrontamos. E a bem da verdade Caro Presidente, o que tem o Sr. para lá meter dentro do museu... ou centro.. ou casinha salazaruda? O colchão todo podre, que dizem que vale milhões? o restaurador olex? Não façam do povo burro, e por favor não digam que estão legitimados por 99% dos Santacombadenses... Haja decoro...

Clara Alexandre

3 comentários:

Volph disse...

Esse tipo de comentários vindo dum dito diplomata sem nenhuma diplomacia...afirmando tal percentagem sem quaisquer provas,mesmo que este facto seja verdade,é realmente lamentável um presidente eleito por uma autarquia dizer tamanhas barbaridades,ainda por cima de cabeça quente,como todo o país pode presenciar!
Não só por isto,mas por muita coisa,envergonho-me neste momento, de ser santacombadense devido a um outro santacombadense que com tamanha massa cinzenta,também poderia muito bem ser GNR...

Anónimo disse...

Caros Amigos.

Amanhã, 25 de Abril, haverá qualquer manifestação em Sta Comba Dâo como forma de protesto contra essa praça pestilenta?

Gostaria de estar presente.

Muito obrigado.

João Lopes

BE Santa Comba Dão disse...

Ola João

Envia o teu contacto ( Telemovel de preferencia ) para te poder ligar.
Podes mandar para o mail do bloco besantacombadao@gmail.com