sábado, 3 de novembro de 2007

Ex-trabalhadores da ENU vão fazer vigília contra "silêncio" do Governo

Segundo a agência Lusa, antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU) farão uma vigília no próximo dia 10 de Novembro junto ao Governo Civil de Viseu, até às 9h do dia seguinte. Os antigos trabalhadores da ENU reivindicam o pagamento de indemnizações às famílias dos que morreram com doenças oncológicas e equiparação de todos a trabalhadores de fundo de mina para efeitos de reforma.
António Minhoto, porta-voz da comissão de antigos trabalhadores da Empresa Nacional de Urânio (ENU), declarou à agência Lusa: "Face ao silêncio do Governo, vimo-nos obrigados a pôr em prática a decisão do plenário". O plenário de 7 de Outubro deu um prazo ao Governo até ao fim do mês, para que respondesse positivamente às suas reivindicações.
António Minhoto sublinhou que "mesmo o que já foi decidido pelo Governo ainda não está a ser cumprido". O governo no início do Verão comprometeu-se a realizar exames a todos os trabalhadores, mas até agora a comissão de antigos trabalhadores não foi contactada sobre o assunto, nem tem conhecimento de que algum trabalhador o tivesse sido.
No próximo dia 10 de Novembro os antigos trabalhadores da ENU deslocam-se a pé das antigas instalações da empresa até Nelas e, depois, em Viseu, desde a zona do Palácio do Gelo até ao centro da cidade.
Farão uma paragem junto à sede distrital do PS para "entregar um pedido de cumprimento das reivindicações" e concentrar-se-ão finamente no Governo Civil onde ficarão em vigília até às 9h do dia seguinte.
A. Minhoto afirmou "vamos para a rua porque a nossa dignidade continua a ser posta em causa" e anunciou, ainda, que vai ser concretizada a acção contra o Estado, que tem vindo a ser preparada por juristas.

www.esquerda.net

Sem comentários: