quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Portugal corta no investimento público

"Portugal é o único país da União Europeia que regista, entre 2003 e o final deste ano, uma redução do valor do investimento público realizado". A notícia é avançada hoje pelo jornal Público, que refere que Portugal é o único país da UE a 27 que tem desinvestido neste capítulo: a evolução entre o investimento público de 2003 e o de 2007 é de -15,3%. O investimento público ocupa cada vez menos espaço no PIB português, sendo-lhe dada agora uma fatia de 2,2%, o quinto valor mais baixo da UE e o mais baixo dos últimos 30 anos em Portugal.
A obsessão pelo défice é a causa para o desinvestimento: impedir o investimento público tem sido uma das medidas que têm conseguido controlar o défice. O que deverá colocar a pergunta: O Governo estará mesmo a conseguir controlar o défice? Ou simplesmente paralisou Portugal para que os números do défice coubessem na estatistrica europeia?

Repare-se que mesmo entre os países da Zona Euro existe uma regra que é: o valor do défice orçamental não pode superar o valor do investimento público. Pois bem, em Portugal supera. O Orçamento para 2008 mantém este incumprimento que prejudica o desenvolvimento de Portugal e nos separa cada vez mais do desenvolvimento e qualidadede de vida dos outros países europeus.

N o outro lado da tabela estão a Letónia, a Roménia e a Lituânia como os países que mais investem publicamente. Nos últimos lugares encontra-se a Finlândia (variação 2003-2007 de 5,1%), Malta (4,1%) e Portugal (-15,3%).

Sem comentários: