segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Os 10 sítios mais poluídos do mundo


O Blacksmith Institute é uma organização especializada no apoio a estudos e a projectos relacionados com os impactos ambientais e sociais provocados pela poluição resultante da actividade humana. Esta semana, o Blacksmith Institute lançou o seu relatório anual: "Os sítios mais poluídos do mundo". Numa altura em que as preocupações ecológicas foram desviadas para os grandes problemas globais (ex: penúria de água potável, alterações do clima, segurança energética, etc.) este relatório remete-nos para problemas ecológicos típicos do século XX, descrevendo e analisando regiões que do ponto de vista civilizacional ainda não transitaram para o século XXI.Artigo de Rui Curado Silva, investigador no Departamento de Física da Universidade de Coimbra
No referido relatório é dado especial destaque aos 10 sítios mais poluídos do mundo:
- Sumgayit, Azerbeijão (causas: complexos industriais e petroquímica);
- Linfen, China (indústria e trânsito);
- Tianying, China (indústria);
- Sukinda, Índia (minas);
- Vapi, Índia (indústria);
- La Oroya, Peru (minas);
- Dzerzhinsk, Rússia (indústria química);
- Norilsk, Rússia (minas);
- Chernobyl, Ucrânia (acidente num reactor nuclear);
- Kabwe, Zâmbia (minas);
Em metade dos 10 locais constantes da lista do Blacksmith Institute a poluição tem origem em actividades industriais, em quatro casos está ligada à exploração de minas e num caso foi originada por um acidente numa central nuclear, o conhecido caso de Chernobyl. Sete dos sítios desta lista pertencem ao grupo de países mais populosos do mundo.
No entanto, o referido relatório estende a sua análise até aos 30 sítios mais poluídos do mundo. O padrão de poluição de todos os sítios estudados mostra uma claríssima relação com a exploração intensiva de minérios e com a actividade industrial em países altamente populosos e com taxas de crescimento anual muito elevadas. Se não for radicalmente alterado o ritmo a que estes países produzem bens de consumo e exploram os seus recursos naturais, bem como se nada for feito para alterar os hábitos de consumo dos países ocidentais que compram as matérias-primas e os produtos oriundos da indústria dos países em questão, estaremos todos a contribuir para criar regiões de forte degradação ambiental onde a poluição produz efeitos mortais imediatos.
As regiões afectadas serão quase sempre aquelas onde as populações são pobres, exploradas e com muito pouca capacidade para lutar contra os grupos de interesse que gerem minas e a indústria poluente.

Sem comentários: