terça-feira, 25 de setembro de 2007

Toxinas produzidas por milho transgénico

A Greenpeace apresentou no relatório "Que quantidade de toxina Bt produz realmente as plantas de milho transgénico MON810?" que o milho transgénico cultivado no Estado Espanhol produz uma toxina em quantidades perigosas. A empresa Monsanto não controla a quantidade de toxina insecticida produzida pelo milho.
A alta variabilidade da toxina insecticida, denominada Bt, presente nos milhos transgénicos MON810 da multinacional Monsanto, cultivados comercialmente tanto no Estado Espanhol como na Alemanha apesar da elevada oposição pública. Para realizar esta investigação analisaram-se em 2006 em ambos os países mais de 600 amostras de folhas deste milho.
O principal resultado é que as concentrações de Bt são altamente imprevisíveis e variáveis, chegando mesmo a diferer mais de 100 vezes entre plantas do mesmo campo de cultivo. Além disso, a concentração da toxina é completamente diferente dos níveis referidos pela Monsanto quando solicitou a autorização para comercializar este milho.
Estes dados trazem novas incertezas e preocupações a respeito da segurança e qualidade do milho transgénico, e põem em causa o sistema de autorizações da UE. Consequentemente, a Greenpeace exige a paralização das autorizações e do cultivo de milho transgénico em todo o planeta.

Sem comentários: