sexta-feira, 18 de julho de 2008

Festival de Musicas do Mundo - Tom de Festa Acert 2008

A forte participação de músicos estrangeiros marca o 18.º Festival de Músicas do Mundo – Tom de Festa ACERT 2008. Segundo o director artístico da ACERT, José Rui Martins, trata-se de um programa "aliciantíssimo" que também se vai associar às comemorações dos noventa anos do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.
O festival tem início no dia 16 e termina no dia 19 de Julho.
A abertura do Tom de Festa ACERT 2008 é feita por Teresa Salgueiro e Lusitânia Ensemble e pelo espectáculo do Trigo Limpo Teatro ACERT, "Cor da Língua", que contará com a participação especial de Janita Salomé e Chuchurumel. O festival prossegue no dia 17 com a presença de Nancy Vieira de Cabo Verde, Fanfarra Kaustika, que regressam a Portugal depois de uma passagem pela Expo Saragoça 2008, e Rita Redshoes. José Rui Martins afirma que é necessário "estar atento aos músicos portugueses mesmo que cantem em inglês".
O dia 18 fica marcado pela organização de uma homenagem a Nelson Mandela, uma vez que o ex-presidente da África do Sul comemora o seu nonagésimo aniversário. A cantora Simphiwe Dana, da África do Sul, o grupo português Balla e banda Samba e Chôro /Raspa o Tacho, do Brasil, irão associar-se ao tributo.
Os concertos terminam no dia 19 com a presença de Habib Koite, do Mali, Beltaine, da Polónia e Sintesis, de Cuba.
Para além dos concertos, o Festival de Músicas do Mundo recebe uma intervenção plástica pública, que tomará lugar nos jardins da ACERT. "Será uma grande surpresa em termos de intervenção", refere o director artístico da ACERT. A iniciativa é promovida pelo movimento intercultural "Identidades" e tem como objectivo povoar o espaço público da ACERT com o imaginário recriado por um colectivo de inventores. Estudantes e professores da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, da Escola Nacional de Artes Visuais e artistas de Tondela "vão construir uma cenografia que vai permitir a todos os que presenciarem o vasto programa do Tom de Festa, descobrir outras imagens e uma renovada maneira de viver as artes".
A ACERT organiza no dia 19, às 18h00 um leilão de obras de arte em que a receita irá reverter a favor do movimento intercultural "Identidades".
Durante o festival, a associação cultural fará, também, a entrega dos prémios do Tom de Vídeo – Festival Internacional de Vídeo da ACERT, realizado em Abril e Maio de 2008. O Tom de Vídeo contou com uma forte participação de filmes estrangeiros, tendo o filme espanhol "Salvador – historia de un milagro cotidiano" arrecadado o grande prémio do festival. A entrega dos seis prémios e das duas menções honrosas vai decorrer ao longo dos quatro dias do festival.
in Jornal do Centro

Sem comentários: