quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Ainda a Requalificação do Largo do Municipio... Ou a morte efectivada de parte do Património

A Requalificação do Largo do Município e área envolvente


Foi assim...

Está assim...

Era assim...





Pois é... era bem escusada esta triste notícia... Tal como já tinhamos anunciado em post anterior, infelizmente, a requalificação em curso no Largo do Município e área envolvente, está a ser feita à custa de crimes contra parte do nosso património. As árvores de grande porte aqui existentes outrora, foram impiedosamente abatidas pelos "governantes" de Sta Comba Dão, e mais uma vez em nome da requalificação e do progresso. Nada tenho contra as referidas "obras", mas será que não têm a sensibilidade suficiente para prever soluções que não passem por crimes desta estirpe? Já agora, não poderiam também ter previsto a referida requalificação, sem descaracterizar por completo uma zona nobre de Sta Comba? No lugar da antiga calçada, típica da zona, foi colocado um lagedo que em nada tem a ver com as caracteristicas locais.
E será que a promessa de colocarem novas árvores, vai passar pela colocação de árvores de famílias que em nada têm a ver com as autoctones ( creio que ainda não estamos num país tropical...) . E que tal se tivessem começado por pedir a opinião dos cidadãos , e promovido préviamente um debate acerca da forma que esta requalificação poderia assumir, tal como preconiza a agenda 21 Local a que a Autarquia de Santa Comba aderiu?

É assim meus senhores que tencionam levar para a frente o "turismo", o "bem estar das populações", 0 "desenvolvimento da terra" e outras tantas promessas de campanha? E já agora, será que o projecto do Museu do Salazar, irá ser edificado com base também nesta ligeireza e leviandade? Motivo para preocupação....

Clara Alexandre




Sem comentários: