terça-feira, 14 de agosto de 2007

Relatório Desenvolvimento Humano 2007

Em Novembro de 2007 vai ser lançado mais um Relatório de Desenvolvimento Humano pela ONU, desta vez analisando em profundidade a questão das alterações climáticas. O texto que se segue faz uma síntese de algumas das conclusões do relatório:
O desenvolvimento humano tem a ver com colocar as pessoas no centro do desenvolvimento. Tem a ver com deixar as pessoas realizarem plenamente seu potencial, aumentar suas escolhas e garantir sua liberdade de viver a vida que valorizam Criado em 1990, o Relatório do Desenvolvimento Humano vem explorando temas que incluem equidade de gênero, democracia, direitos humanos, globalização, liberdade cultural e escassez de água.
A mudança climática é o maior desafio que se coloca para a humanidade neste início do Século XXI. O fracasso em enfrentar este desafio desperta o fantasma de reversões sem precedentes no desenvolvimento humano. Os países mais pobres e as pessoas mais pobres do mundo sofrerão o maior impacto.
Os últimos anos testemunharam o surgimento de um consenso crescente com relação à mudança climática. Governos ao redor do mundo já percebem os sinais de advertência. A ciência já demonstrou sem sombra de dúvida o vínculo entre o aquecimento global e a atividade humana. O argumento econômico para a ação é sólido: os custos da falta de ação serão muito superiores aos custos da ação. Contudo, a política continua atrás da ciência e da economia. Coletivamente, os governos mundiais não estão atuando com a urgência exigida pela magnitude da ameaça.
A janela de oportunidade para evitar a perigosa mudança climática está se fechando rapidamente. O relatório do Desenvolvimento Humano deste ano explica porque temos menos do que uma década para mudar de curso e começar a viver dentro de nosso orçamento global de carbono. Explica como a mudança climática criará armadilhas de baixo desenvolvimento humano de longa duração, lançando as pessoas vulneráveis numa espiral descendente de carência. Por ser um problema global com causas e efeitos globais, a mudança climática exige uma resposta global, com os países atuando de acordo com sua responsabilidade histórica e suas capacidades. O Relatório do Desenvolvimento Humano 2007 será lançado em novembro.
www.esquerda.net

Sem comentários: