sexta-feira, 17 de agosto de 2007

ECOTOPIA 2007

O Ecotopia é um acampamento anual de activistas de toda a Europa e um encontro aberto a todas as pessoas interessadas em questões ambientais e de justiça social. É organizado a nível internacional pela EYFA (European Youth For Action) e este ano é promovido em Portugal pelo GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental).
A organização e os participantes do evento pretendem denunciar a pressão realizada por uma Europa Fortaleza de fronteiras relativas – não se encontrando problemas no livre trânsito de bens ou dinheiro, mas sim na livre circulação de pessoas –, que pressupõe um regime de vistos/autorizações de entrada de pessoas com implicações e consequências nos mais diversos planos. No exemplo concreto deste Ecotopia, foi proibida a entrada em Portugal a cerca de 100 pessoas (principalmente da Europa de Leste e do Norte de África), que tinham a intenção de participar no encontro. A esses cidadãos do mundo será erguido um memorial no centro da vila.
O encerramento das fronteiras não pode esconder o facto real de um contexto multicultural presente, fomentado pela globalização e condicionando a vida de cada pessoa. Com a acção, os activistas pretendem exigir um horizonte intercultural que entenda cada pessoa como cidadã do mundo, não ilegal, com uma valência positiva de aprendizagem e vivência comum, com liberdade efectiva de movimento.
Contra a Europa Fortaleza, a liberdade de movimentos é um direito de tod@s!
www.gaia.org.pt

Sem comentários: