segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Águas do Planalto - O Grande Negócio

A Águas do Planalto, S.A. é desde 1997, a empresa concessionária de distribuição de Água à população dos Concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.
À altura a Águas do Planalto ficava responsável pela gestão e distribuição da Água, pelas infra - estruturas e as obras necessárias à melhoria e ampliação da rede. No entanto, e curiosamente, acaba por ser a Associação dos Municípios do Planalto Beirão a custear as obras de distribuição e infra -estruturas.
É o princípio do descalabro, a que a vergonha da Privatização de um bem público, como a Água não poderia inevitávelmente deixar de levar.
Assim, ao longo deste tempo, temos vindo a assistir a ilegalidades, prejuízos causados à população, e a uma péssima prestação de serviços por parte de um Sector privado, que em nenhuma circunstância deveria gerir um bem público como a Água.
Então o que temos vindo a assistir? Desde cobranças aos utentes de contadores partidos pelo gelo em Inverno mais rigoroso, encerramento de fontenários com água da rede, encerramento de postos de atendimento municipais, situação essa ilegal, pois a sua manutenção estava contratualmente prevista, causando graves prejuízos às populações dos Concelhos envolvidos, estamos a tratar com populações maioritáriamente envelhecidas, em Concelhos onde a inexistência de transportes públicos é uma das características.

Prejuízos, também, pela aplicação de uma sobretaxa Artº 21, para financiamento de obras com intuito de contrabalançar o deslize financeiro da construção da Barragem do Paúl.
O Bloco de Esquerda ( Núcleo de Santa Comba Dão) vem assim exigir o fim deste negócio, cozinhado nas costas das Populações, e com grave prejuízo para as mesmas, e reclamar o regresso da distribuição da Água para consumo humano às respetivas Câmaras Municipais dos Concelhos envolvidos.
Nesse sentido, vimos ainda manifestar a nossa solidariedade para com a CUDAP ( Comissão de Utentes para a Defesa da Água Pública), que desde o primeiro momento tem vindo a tomar posição no sentido de inverter esta situação, e apelar ainda a todos os cidadãos e cidadãs para que subscrevam o abaixo assinado posto a circular pela referida Comissão, no sentido de em Março ser entregue na Assembleia da República.
Tod@s somos pouc@s para a Defesa de um bem que é de todos - A Água -

Sem comentários: